terça-feira, 25 de dezembro de 2007

renascer no Natal


Oi, carinha! Hoje estou com espírito de Natal! Nada de Papai Noel e presente! É aquela sensação de que algo especial nasceu. Onde? Em Belém? Não, cara, no Tatuapé... Eheheh. Tá certo, pra quem não é de Sampa, talvez não saiba que o Tatuapé é um metrô perto da estação Belém...
Onde pode nascer algo especial? Pensa um pouco... Em ti, ó meu! Sabe... quando a gente não tava dominado pela mídia do grande irmão, antigamente, a sociedade dos homens criava seus rituais de passagem. Que é isso? Símbolo de mudança! É! Batismo é um desses rituais. A circuncisão também, para os judeus. E o Natal é o nascimento de um espírito poderoso dentro de ti. Lá no velho continente, o Natal é preparado ainda ritualisticamente, com toda a família participando dos enfeites, confecção de doces, tocando músicas, visitando pessoas... Legal isso! Pensa como ficaria você, na data de hoje, depois de passar mais de um mês, dia a dia, preparando a ti mesmo para receber o espírito na data de hoje.
É carinha, nós, tupiniquins, vivemos e não percebemos. Como dizia uma musiquinha velha, tamo muito americanizado. Tá certo que lá, no exterior, também não é muito diferente. Os carinhas tão perdendo a noção das coisas belas e simples.

Natal é o nascimento do espírito de Natal em ti. Se uma coisa nasce, é porque já está germinada, né? Não tem que fazer força, já ta em ti. Não precisa autorização de ninguém, a não ser... é isso mesmo, a não ser a única pessoa que pode autorizar: você! Espírito de Natal é ser você, o máximo possível. Não quer dizer ser bom 24 horas... Isso não existe. Jesus queria comer, viu uma figueira e foi até ela. Ao perceber que não havia nada nela a não ser folhas, a amaldiçoou, dizendo: desta árvore, ninguém mais comerá de seus frutos... Ao regressar junto com seus apóstulos, eles perceberam que a árvore secara. E o carinha falou uma coisa parecida: se tu tem fé, tudo é possível. Jesus matou a árvore! É mole? Sabe o que isso significa? A morte não tem significado, afinal, tudo funciona em ciclos... sacou? Morte e vida é a mesma coisa.
Por isso, esquece esse papo de ser bonzinho. Isto não e o espírito. Renascer é ser livre. Há os momentos de dar e também de tirar. De falar coisas bonitas e palavras afiadas. De andar e de não fazer nada. Livre como um bebê! Com o compromisso com ele mesmo, e por estar tão centrado em si, está em conexão com todo o universo. Aproveita e renasça, cara! Você não tem que se transformar em nada que não é! Aceite isso! O que você deve ser, já é! Falta colocar a cabecinha fora da casca do ovo, olhar e decidir arrebentar a casca e sair andando! Piu-piu-piu! O resto da humanidade não importa. Cada um tem que renascer sozinho, com as próprias forças. A única coisa que você pode fazer é mostrar que fora da casca é muito mais divertido! Só fora da casca você pode matar figueiras e multiplicar os pães, cara! É isso aí! Um mundo de bonzinhos só interessa aos patrões dos escravos. Natal não é ser bonzinho. Natal é ser Zumbi dos Palmares.

O risco de renascer é a morte. O risco de não nascer é permanecer morto.
Bom renascimento!

4 comentários:

Templo disse...

Valeu!

Obrigado por essa mensagem de Natal.
Suas palavras têm muita força, nelas. Eu sinto isso.

Abraços!

Templo disse...

Valeu!

Obrigado por essa mensagem de Natal.
Suas palavras têm muita força, nelas. Eu sinto isso.

Abraços!

Templo disse...

Valeu!

Obrigado por essa mensagem de Natal.
Suas palavras têm muita força, nelas. Eu sinto isso.

Abraços!

swami galvão disse...

Falô, cara!