terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Um tal de Krishnamurti falando do medo

É, carinha, não sou eu que falo do medo que carinha tem na cabeça, mas não existe! Já ouviram este velhinho? Então... veja o video... o velhinho fala meio difícil, mas fala sobre o pensamento... Se você não dormir, talvez entenda. Fui!


7 comentários:

Anônimo disse...

Vc tem falado muito sobre o medo. Ele deve, realmente, ser uma coisa muito importante de ser superada.

Uma pergunta: se a pessoa que conseguiu deixar de temer qualquer coisa na vida (até mesmo sua morte). Ela poderá agir de muitas maneiras.... e uma delas é peitar tudo e todos. Tal coragem não livra a pessoa de sentir dores (caso se envolva numa briga e acabe levando um tiro de revolver). Existem muitos casos que podem ser descritos.

Esse estado/atitude de 'falta de medo' deve ser usado com sabedoria, não é?

Anônimo disse...

Ultimamente tenho sentido(sabido?) que qq coisa que venha me acontecer, não pode de forma alguma me afetar. Se por um acaso eu morrer e não estiver mais aqui, eu estarei vivo (não estou falando de reencarnação) em algum outro lugar.

Esse saber me traz a idéia/sensação de que eu sou realmente livre e que eu posso agir da forma como eu bem entender.
Mas quando eu páro pra pensar... eu vejo também que, de certa forma, esse é um modo egoísta de agir. E ao mesmo tempo não é: porque é como se somente eu existisse... como se toda essa vida tivesse sido feita só pra mim. E eu fico nesse impasse/dilema. Daí, eu tenho de fazer uma escolha: a de como eu devo prosseguir.


Isso que eu disse é normal de acontecer?

Se puder me dar mais alguns toques, já agradeço desde já.

Abraço.

swami galvão disse...

Oi, cara! Deixa eu dar uns toques. Por partes. O medo instintivo de morrer todo mundo tem, porque é o sistema natural de qualquer animal. Observa um gato. Ele tá zen o tempo todo! Mas se ele se sentir ameaçado, levanta o pelo, as garras saem, os olhos se afinam. Né? Mas medo de febre amarela, assalto, guerra, sei lá mais o quê, isso é coisa colocada na cabeça. A dor é a mesma coisa: tem momentos de dor, mas é pouquinho, sacou? A maior parte da dor é imaginária...

Quanto aos outros, o que vão fazer... Tá bem preocupado com os outros, né? De novo...

Cara, saca uma coisa: os outros vão fazer sempre o que eles querem. Já estão fazendo: olha pra fora da janela! Este esquema de achar que o mundo vai se perder porque existe pessoa auto-confiante é também ilusão! Ninguém garante que o mundo vai durar mais dez anos!

Cara, você falou em egoísta! Vai fundo nesse egoísta, até perceber que você não existe. Você acha que a sua personalidade é alguém, mas é algo criado, desde que você era bebê. Tudo o que você acha que é você, não é. O melhor a fazer é ser o melhor que você quer, agora! Do seu jeito!

Anônimo disse...

Swami, eu acho que entendi!

Cara, não tem nada acontecendo. Tudo o que existe... não está acontecendo absolutamente nada. Não sou apenas eu que não existo... a existência também não existe.

Eu não consigo ver isso claramente, ainda. É como se eu conseguisse ver só o vulto. Mas o pouco que dá pra "sentir", permite vagamente que eu veja isso.

Mas, tá! Nem é lá grande coisa. Parece tão... natural. O que eu faço com isso?


Obs: tem alguma coisa a ver isso que eu falei?

Abraços!

Anônimo disse...

olá swami
que bom ver você por aqui! ... como sempre brilhante ... na sua melhor forma...
see you! abraços

olá gugu
enquanto você acha que sua mente precisa entdender, não entendeu nada. A mente tá feita para se virar neste mundo material, porém não serve para entender o que tem além dela. Desita! A parte não pode enxergar o todo, esta visão sempre seria falha. Solte... aceite... pare de pensar, assim, quem sabe surge um espaço para que a compreenão possa acontecer.
Let it flow!

Anônimo disse...

Olá Pantera!

Obrigado pela dica! =)
Quando eu disse que talvez eu havia entendido, eu não quis dizer que isso foi pela via da mente. Melhor seria dizer que eu passei a saber... simplesmente saber. Mas, ainda sim, é um saber muito vago... porém discernível.

Aliás, eu nem sei pra quê eu quero entender. Isso não vai fazer muita diferença. É melhor eu apenas ser o que já sou agora. Essa sabedoria já diz tudo.

Abraços.

swami galvão disse...

Valeu os comentários, Pantera, Gugu. Não tenho nada a falar.